quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Talento X Virtude

Reorganizando algumas idéias meios que bagunçadas em meus neurônios, depois de ler algumas tiras de linhas do filósofo Voltaire, foi que eu pude confirmar, uma dessas minhas idéias empoeiradas.


Sobre os níveis que se apresentam num ser humano de habilidade intelectual, explicando melhor, aptidão desenvolvida ao longo dos anos por intermédio de estudos cansativos, mas muito estimulantes para o crescimento do próprio indivíduo. Sem mais contornações ininteligiveis, ressalto a importância da persistência. Ora pois, "talento" na minha opinião, como palavra, nos últimos anos, está substituindo gradativamente esta palavra chamada persistência.

Somente através deste último coeficiente, podemos chegar, então ao nível desejado de virtousidade. Um exemplo? Um escritor, um músico, um administrador, só consegue agradar um alto percentual de uma meta desejada, através de seu "talento" de escrever, de compor, de gestão, adquirido nada mais, nada menos, através da persistência.
Pois a virtude só é alcançada através da persistência... Se o mesmo indivíduo, não encontrar nenhuma barreira mais impermeável, mais intransponível, abruptamente conseguirá seu objetivo, progredindo constantemente. O nível de entendimento ou progressão depende de cada consciente e esforço empregado. Estranhos podem boicotar o talento, mas nunca a persistência.

Projetando um objetivo, o mais longe que vai passar é mais próximo deste mesmo se baseando no ponto zero inicial. Resumindo talento não é desenvolvida pelo tempo nem por persistência, virtude é desenvolvida pela mesma.



Talento é essência. Se você é um néscio, poderá ser virtuoso, não talentoso...

Um comentário: